A Agropecuária Jacarezinho, referência nacional na seleção de Nelore com o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), documento outorgado pelo Ministério da Agricultura (Mapa), foi uma das primeiras empresas no País a utilizar informações genômicas no trabalho de reprodução de bovinos.
A grande vantagem dessa tecnologia é apontar, com maior segurança e de forma antecipada, quais animais devem permanecer no processo de seleção (mesmo que ainda muito jovens), agregando confiabilidade às características já mensuradas pelos programas de seleção.
Completando 25 anos de atividades, a marca preparou um remate especial. Confira mensagem do CEO da Agropecuária Jacarezinho, Ian David Hill, no material de divulgação do evento:
PELA EVOLUÇÃO DA PECUÁRIA
A Agropecuária Jacarezinho tem uma história sólida. Nesses 25 anos, ajudamos a transformar a dinâmica da pecuária brasileira, agregando tecnologia e conhecimento, e temos um rebanho reconhecido por sua precocidade e por resultados superiores de desempenho.
Com o maior mercado produtor de gado do mundo e a demanda global de alimentar uma população que chegará a 9,2 bilhões de pessoas em 2050, a produtividade e a assertividade na produção de carne é fundamental. Precisamos produzir mais e melhor, de forma sustentável, elevando a produtividade do rebanho com a menor área de pasto.
São esses os desafios que nos propusemos enfrentar desde 1993 – e que evoluímos a cada dia.
O CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), que ajudamos a criar em 1995 em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), é pioneiro e dinâmico, sem similar em nenhum outro país. Ele contribuiu imensamente para a melhoria do Nelore brasileiro.
Outro marco da nossa jornada foi a DeltaGen, associação que criamos em parceria com outros produtores em 2001 e que começou a reunir um grande volume de informações, algo inédito na época. Em genética, quanto mais dados temos sobre os indivíduos, maior os resultados de melhoramento do rebanho.
É com orgulho e satisfação que olho a trajetória que construímos e que nos direciona para o futuro. Temos projetos para ampliar a nossa produção de touros em mais 2,5 vezes nos próximos anos para atender a demanda do mercado. Iniciamos um novo ciclo de crescimento com propriedades no Mato Grosso do Sul, importante polo produtor pecuário, e um projeto que pretende expandir em mais de quatro vezes a produção no Oeste da Bahia. Assim, seguimos confiantes no futuro, apostando no mercado brasileiro para evoluir e inovar pelos próximos 25 anos!
LEILÃO
O 31º LEILÃO TOUROS AGROPECUÁRIA JACAREZINHO será realizado no dia 29 de julho, a partir das 13h, direto da Fazenda Nova Terra, em Cotegipe/BA; com transmissão pelo Canal do Boi. No sábado, dia 28, a marca realiza o seu tradicional Dia de Campo.
Confira entrevista com Ian Hill sobre os próximos eventos da marca:
Veja também imagens desse reconhecido criatório: