Palestras e debates sobre pecu√°ria e gr√£os s√£o destaques no segundo dia da Exp√ī Ara√ßatuba

Palestras e debates sobre pecu√°ria e gr√£os s√£o destaques no segundo dia da Exp√ī Ara√ßatuba

Painéis “Lavoura e Pecuária” e “A genética e manejo da pecuária extensiva e intensiva” chamou a atenção do público, que lotou a área de evento da Arena Valtra Agro; dia 07 de setembro, também contou com provas equestres de laço em dupla

Pecuária e agricultura foram temas dos painéis de agronegócio no segundo dia da Exposição Agropecuária de Araçatuba (Expô 2023). A área de eventos da Arena Valtra Agro ficou lotada de pecuaristas, agricultores, fornecedores de insumos e estudantes de zootecnia, veterinária e agronomia. A ação fez parte do 1º Summit SIRAN, considerado pelos organizadores como um dos maiores eventos técnicos de agronegócio do estado de São Paulo, do qual a Central Leilões é grande parceira.

Os painéis “Lavoura e Pecuária” e “A genética e manejo da pecuária extensiva e intensiva” foram mediados pelo professor da USP e especialista em avaliação genética de gado de corte, Bento Ferraz. Participaram como debatedores o presidente do SIRAN, Thomas Rocco, o engenheiro agrônomo e especialista em agronegócios no Brasil Alexandre Mendonça de Barros, o presidente da Aprosoja-SP (Associação Brasileira dos Produtores de Soja no Estado de São Paulo), Azael Pizzolato, o professor da USP/Esalq, Roberto Sartori Filho, e o representante da Delta Gen, Ian David Hill.

Bento Ferraz afirmou que o êxito de cada painel foi superior ao esperado. “Eventos como esse servem para trazer benefícios ao setor e o Summit Siran angaria melhorias para o produtor rural, o especialista e a autoridade do setor”. O sucesso de público também foi destacado por Thomas Rocco. “Encerramos o 2º dia com recorde de participantes, abordando temas relacionados à pecuária, lavoura, melhoramento genético e assuntos relevantes que aumentam o conhecimento, colaboram com o desenvolvimento do negócio, proporcionando rentabilidade e lucratividade para o produtor rural. Nos próximos dias teremos mais palestras, mais conteúdo e mais água fresca para levar ao agro e gerar resultado”, comentou o presidente do SIRAN.

O diretor da Central Leilões, Lourenço Campo, parceiro do SIRAN na organização do Summit, ressaltou que “para os jovens no agro, esse momento foi único para ganhar conhecimento de especialistas no assunto que vivem diariamente a pecuária. E, para nós, produtores rurais, e experientes no campo, as tomadas de decisão são acertar ou errar, e com essas palestras temos o correto direcionamento para somente acertar.”

Um tema recorrente nos painéis de quinta-feira foi a sucessão familiar. “Temos muita preocupação com a sucessão familiar, pois o jovem de hoje possui muita informação, pouca formação e mínima capacidade de discernimento. A juventude do agro está despreparada para entender o negócio, ou seja, temos 5% que se interessam pelo setor e precisamos saber o que fazer com os outros 95%”, disse Bento Ferraz.

A quinta-feira no recinto Clibas de Almeida Prado também contou com o início das provas esportivas equestres. Na Arena RAM Caminho, com arquibancada e acessibilidade para o público, foram realizadas as competições de Team Roping (Laço em Dupla).

Sexta-feira

Hoje, 8 de setembro, será o segundo dia dos painéis de pecuária do Summit SIRAN (terceiro do evento). Especialistas do setor participarão dos debates e palestras, como Bento Ferraz, Ian David Hill, do professor da Unesp/Araçatuba, Fernando Garcia, Roberto Barcellos (BBQ Secrets), do consultor de melhoramento genético bovino, Márcio Ribeiro, do gerente de Provas Zooténicas da ABCZ, Mauro Bueno da Fonseca, e do diretor da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil, Alex Arikawa Miyasaki.

O 1º Summit SIRAN é uma realização da Viva+ e SIRAN, com apoio da Faesp/Senar-SP, Semeadoras do Agro, Udop, Associação Brasileira de Produtores de Soja em São Paulo (Aprosoja-SP), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Prefeitura de Araçatuba e D. Carvalho – John Deere, a patrocínio do Mercadão Valtra.

Espaço com 6 mil m2, Arena Valtra Agro, onde está sendo realizado o summit, também conta com animais em exposição, de diversas fazendas e criatórios (bovinos – nelore, brahman, girolando e tabapuã; ovinos – dorper e suffolk).

Na parte de entretenimento, na sexta-feira, quem sobe ao palco na 62ª edição da Expô é a dupla Jorge & Mateus e o DJ Léo Tortela.