A Central Leilões e a Guto Assessoria promovem no dia 17 de dezembro de 2018 o WORKSHOP GENÉTICA E MELHORAMENTO 2018, em Araçatuba/SP. O encontro tem o objetivo de promover a discussão e troca de experiências sobre pautas relevantes do setor, em especial sobre o trabalho de melhoramento genético animal, tratando dos erros e acertos observados por estudiosos, técnicos e criadores.
De acordo com Gilberto Honório, da Guto Assessoria, a ideia para a realização do evento surgiu a partir da verificação dos resultados obtidos pelos criadores em suas seleções. “Este ano passaram por mim mais de 6 mil touros; desses eu descartei, para participar de leilão, 20% da safra, formada por animais com dois ou três anos. O motivo do descarte está relacionado a defeitos no aprumo, umbigo, falta de caracterização adequada. É muito prejudicial o criador ter que descartar 20% de uma safra tratada, pronta. O workshop surgiu para nos questionarmos sobre essa situação, para avaliarmos se estamos utilizando acasalamentos e direcionamentos adequados, e o que podemos fazer para minimizar erros”, comenta Guto.
Além de ajustes e correções nas ações em melhoramento genético do rebanho, temáticas como consumo alimentar residual, gestão de projetos agropecuários, diretrizes para abates lucrativos, entre outros conteúdos serão abordados e discutidos por profissionais reconhecidos no Brasil e exterior.
Como destaca o diretor da Central Leilões, Lourenço Campo, é uma oportunidade para criadores e profissionais da pecuária atualizarem estratégias de seleção e gestão de negócios agropecuários. “Os participantes estarão em contato com grandes profissionais da área que irão abordar diretrizes eficazes para o trabalho de melhoramento genético na atualidade; será, realmente, um momento para esclarecimentos e descobertas”, destaca.
Confira os palestrantes e a temática que será abordada por cada um deles:
Alexandre L. M. de Barros – Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP (1990) e Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP (1999). Foi Professor do Departamento de Economia da ESALQ/USP entre 1995 e 2004 e foi professor de Economia Agrícola da Fundação Getúlio Vargas, de 2005 a 2011. Foi membro do Conselho de Administração da Fosfértil, CASP e Vale Fertilizantes, Grupo Schoenmaker/Terra Viva e Coplana. É membro dos Conselhos do Grupo Otávio Lage, Frigorífico Minerva, Guarita e Grupo Roncador. Membro do Comitê de Assessoria Externa da EMBRAPA Pecuária Sudeste. Membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP. É Sócio-Consultor da MB Agro.
Temática: Mercado da pecuária e melhoramento genético.
Dante Pazzanese D. Lanna – Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Nutrição Animal pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciência Animal - Cornell University (1993). Afiliado da Cornell Universityde 1993 a 2001. Atualmente é professor associado MS-5 da Universidade de São Paulo. Atua na área de Nutrição, Bioquímica Nutricional, Regulação do Metabolismo Intermediário e Modelagem de Metabolismo. Transfere conhecimento em Nutrição principalmente para a indústria de rações, aditivos e alimentação de bovinos de corte.
Temática: CAR (Consumo Alimentar Residual).
Fábio M. Guerra Nunes Dias – Formado pela Faculdade de Med. Vet. e Zootecnica - USP - Produção Animal Área de estudo Produção de Bovinos (1982-1985). Mestrado em Produção Animal com ênfase em Melhoramento Animal e Reprodução Animal pela Escola de Veterinária - UFMG (1989-1991). Mais de 30 anos trabalhando com foco na produção de gado de corte. Sólida experiência em gestão de grandes empresas agrícolas. Amplo conhecimento do mercado pecuário, leilões, vendas estruturadas, derivativos e instrumentos de financiamento direto. Atualmente é Diretor Relações com Pecuarista da JBS.
Temática: indústria frigorífica/diretrizes para abates.
José Bento S. Ferraz – Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (USP), em 1977, Mestre em Genética (USP, 1980), Doutor em Genética (USP, 1981) e Professor Titular da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo. São Paulo (1997). Tem experiência na área de Genética, Genética Quantitativa, tendo como foco a avaliação de touros de bovinos de raça pura e mestiça e ovinos e parâmetros genéticos. Atualmente, lidera o Grupo de Raça e Biotecnologia Animal da FZEA / USP, onde realiza estudos de validação de marcadores genéticos (moleculares) em bovinos de corte, GWAS e GS. Desde 04/2010 é um dos criadores do Genetics, Animal Genetic Resources e Breeding Section do periódico Livestock Science, publicado pela Elsevier. Ele é, também, o Coordenador de Avaliação de Faculdades de Ciências de Animais e Alimentos da Universidade de São Paulo, Brasil.
Temática: perspectivas para a raça Nelore e caminhos para o melhoramento genético efetivo.
Após explanações individuais, todos os palestrantes irão integrar um painel para a troca de experiências e discussão sobre as temáticas abordadas.